Gosto musical muito seletivo!!

O C emprestou pra mim um cd com 194 musicas J-pop. Eu achei muito legal esse emprestimo, porque a minha busca por novas musicas acaba se direcionando com base no que já estou escutando, entao fico meio viciada em ouvir as mesmas coisas de sempre (ultimamente, muito Kpop rsrsrsr).

Escutei todo o CD hoje, e olha como eu sou seletiva: só escolhi 30 musicas pro meu mp3 hahaha!! Algumas eu sei que nem vou escutar depois rsrsrsrs…mas achei que tinham alguma coisa diferente e por isso salvei. E outras sao versoes em japones de musicas coreanas hahaha!! É bom escutar a seleção musical de outra pessoa de vez em quando. È uma oportunidade pra conhecer novos estilos né??

Vou dizer que simplesmente o-de-i-o aquelas musicas que tem uma menina (ou duas, ou tres) com voz estridente gritando “AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHH” naqueles tons altos de quebrar copo de vidro. Aliás, não entendo como japonês gosta tanto disso.

E aqueles grupos que tem tipo umas 30 meninas juntas, uma mais esquisita que a outra, todas com a mesma roupinha? Que fetiche é esse, meudeus?? Nao dá pra entender PORQUÊ japonês gosta tanto disso. Por exemplo, tem uma musica do tamanegui (cebola) que é muito bizarra!! A menina devia estar (muito) bêbada quando concordou em gravar uma musica e filmar um video vestida de cebola!!

É engraçado porque eu escuto as musicas e sinto muita semelhança entre as 194 faixas, parece que grande parte está na mesma batida, no mesmo tempo, até no mesmo tom (irritante) de voz. Acho que isso é um problema da musica pop em geral nao é? Bom, pelo menos eu encontrei minha nova musiquinha favorita, que é do AAA. É um grupo que mistura meninas e meninos (os meninos são meio feios, na verdade rsrsrs), mas tem umas musicas legais! E tem tb a musica do Gran Rodeo, que é tema de um anime sobre basquete. Bjs.

Em tempo, tinha esse video que descobri no blog do @forastieri. Esse video que é um mashup do Daniel Kim mostra que realmente as musicas de hoje são muito igualzinhas, padronizadas, pasteurizadas. Ainda existem alguns lampejos de originalidade (tipo PSY rsrsr), mas são muito poucos no meio de um oceano de mediocridade. Bjs.

Um comentário

  • F.D.

    It's time to quote!

    "E aqueles grupos que tem tipo umas 30 meninas juntas, uma mais esquisita que a outra, todas com a mesma roupinha?"

    Não entendi bem o "esquisita", mas… hummmm… Esse tipo de conjunto feminino existe tem muitos anos! É tradição mesmo… E as meninas cantam, dançam, fazem poses e bocas, tiram fotos, vestem bikini! É puro marketing! E acredite, esse esquema (apesar de batido) vende horrores! Vendem os albuns musicais, vendem produtos relacionados, como roupas, perfumaria e até brinquedos!

    Já a música em sí, isso é o de menos! O negócio mesmo é a imagem! E claro, sempre ter o máximo de garotas bonitinhas, todas elas com as pernocas de fora!

    "Que fetiche é esse, meudeus?? Nao dá pra entender PORQUÊ japonês gosta tanto disso."

    Vou tentar explicar: Meninas "meiguinhas" com roupinhas curtas, cantando músicas que falam de amor e paixão adolescente… Ou seja, nisso elas pegam em cheio duas parcelas bem diferentes de público: A das meninas que gostariam de estar lá, ao lado delas no palco, e também a parcela dos garotos, que com certeza, gostariam de namorar com alguma delas.

    Agora, se você somar nisso todas as carências emocionais, afetivas e psicológicas de uma boa parcela da juventuda japonesa, vai ver que esses conjuntos femininos (muitas vezes) funcionam como uma muleta emocional. – É algo meio absurdo se formos pensar, mas muitos japoneses realmente se espelham naquilo como objetivo de vida.

    Mas mais uma vez, isso já é algo que a tempos criou raízes na cultura jovem japonesa. E esse caminho não tem mais volta!

    "Por exemplo, tem uma musica do tamanegui (cebola) que é muito bizarra!! A menina devia estar (muito) bêbada quando concordou em gravar uma musica e filmar um video vestida de cebola!!"

    O pior é que nesse contexto eu já ví coisas piores! (Não que eu tenha alguma tara com isso, mas é que é muito engraçado ver dessas coisas!) – E todo final de ano tem aquela competição no canal NHK, onde são os homens contra as mulheres (conjuntos masculinos e femininos). – E se você assiste um programa desses do começo ao fim, acaba entendendo o quanto que essas bizarrices são populares!

    "É engraçado porque eu escuto as musicas e sinto muita semelhança entre as 194 faixas, parece que grande parte está na mesma batida, no mesmo tempo, até no mesmo tom (irritante) de voz."

    Mas a música é sempre assim! E nos anos 80 e 90 também era! (Só que naquela época, quando o Hard Rock era a coisa mais popular e mais legal do mundo, a base de tudo que era música eram os acordes DO, FA, SOL MENOR e DO)… Se você pegar uma boa parte das músicas daqueles tempos, o acorde de fundo era exatamente esse! Sempre se repetindo por milhões de vezes!

    E o que os japoneses hoje em dia fazem (e os sul coreanos idem), é algo bem similar a isso, só que de uma maneira (aos meus ouvidos), bem mais peculiar…

    "Acho que isso é um problema da musica pop em geral nao é?"

    Pop, rock, country, o ritmo que você quiser! Se uma coisa faz sucesso, todo mundo acaba querendo fazer igual!

    "Bom, pelo menos eu encontrei minha nova musiquinha favorita, que é do AAA. É um grupo que mistura meninas e meninos (os meninos são meio feios, na verdade rsrsrs), mas tem umas musicas legais!"

    Uma coisa (agora sim) que eu realmente não entendo, é essa androgenia na juventude japonesa. Já reparou? As vezes os meninos estão mais parecidos com meninas do que as próprias meninas… (E olha que isso sim, é um fenômeno de comportamento muito mais recente).

    "E tem tb a musica do Gran Rodeo, que é tema de um anime sobre basquete."

    Que é o "Kuroko no Basket", certo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *