Aprendendo sobre acessibilidade

Hoje estava num treinamento maravilhoso de acessibilidade, que me abriu o coração e a mente para muitos preconceitos que eu tinha em relação à pessoa com deficiência.
Saber um pouco mais sobre a cultura surda, sobre a rotina de uma pessoa cega, sobre os níveis de dificuldade e resistência que as pessoas com deficiência enfrentam no dia-a-dia, foi esclarecedor. Uma oportunidade de aprendizado e exercício da empatia.
No meio do treinamento, eu chorei de emoção. As lágrimas vieram quando apareceu uma foto da equipe do palco do ano passado, no momento em que o menino com paralisia cerebral estava contando sobre a história dele.
A história dele também é nossa. A gente ajuda o Festival porque acreditamos de verdade, com toda nossa alma, no objetivo de ajudar as entidades e divulgar a cultura japonesa no Brasil. Mas esse ano, teremos uma voluntária a menos. Lembrar disso me faz sentir pequena, no sentido que a vida passa muito rápido. A gente nunca sabe o amanhã.
E pensando nisso, em como qs coisas mudam, em como a vida é tão valiosa e efêmera, refleti…será que minha fase na comissão está acabando? Será que eu quero continuar a viver assim? São respostas que somente eu posso buscar. Mas os ensinamentos de hoje com certeza permanecem no meu coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *